12 de novembro de 2010

Educação e cybercultura

Olá amigos,

Gostaria de compartilhar com vocês algumas ideias centrais de um texto que achei muito bacana e que enriquece os nossos conhecimentos informando-nos sobre a mudança do saber. Espero que gostem!!!

     No texto “Educação e cybercultura”, Pierre Lévy descreve a mudança da relação do saber, ou seja, se há alguns anos as competências adquiridas na formação eram suficientes ao longo da carreira profissional, hoje isso não acontece mais. Trabalhar equivale cada vez mais a aprender, transmitir saberes e produzir conhecimentos.
     Com o advento da tecnologia o conhecimento está cada vez mais a acessível, porém, precisamos ficar atentos para selecionar as informações que nos são transmitidas a todo momento através do cyberespaço.
    Nesse novo quadro em que a educação passa por mutações acompanhadas de novas tecnologias a educação à distância tem tomado um lugar representativo nas universidades e esse espaço favorece, ao mesmo tempo, os aprendizados personaliozados e o apreendizado cooperativo em rede em que o docente é chamado a ser o animador da inteligência de seus alunos, ao invés de um dispensador direto de conhecimentos.
     O autor deixa claro a importância das novas tecnologias, ressaltando, entretanto, a importância do indivíduo frente à máquina, sendo este o responsável pelo refinamento das informações e cooperando para a inteligência coletiva.
    Precisamos nos atualizar sempre!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário