Olá pessoal!!!
A boa convivência na Internet depende de uma série de regras conhecidas como netiquette, netiqueta ou etiqueta na rede. As regras incluídas na etiqueta não foram definidas por uma autoridade no assunto, mas criadas pelos próprios usuários ao longo do tempo. Também não existe um texto único e definitivo sobre o tema, mas várias interpretações espalhadas pela rede. Algumas delas são:
O uso da rede é um privilégio, não um direito. Portanto, não abuse dele. Você é responsável pelas suas ações. Respeite as regras e procedimentos de cada sistema. Lembre-se de que o fato de "poder" fazer determinada ação, não significa que você "deve" fazê-la.
Inclua sempre o seu e-mail nas suas mensagens para que as pessoas possam entrar em contato com você.
Evite enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM MAIÚSCULAS. Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido.
Use letras maiúsculas apenas para destacar determinado ponto, como títulos e cabeçalhos. Você pode usar ***asteriscos*** também.
É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys. Comece a usá-los.
Ninguém tem paciência para ler 500 linhas de texto que podiam ser resumidas a duas ou três. Seja conciso e concreto naquilo que quer dizer. Poupe as palavras e mantenha-se fiel à ideia principal que quer passar.
Seja claro e breve nas suas mensagens. Detalhes demais entediam o leitor.
Respeite a privacidade dos outros. Se você vai passar informações que não são suas, peça permissão primeiro. Deixe bem claro a origem da sua informação.
Cuidado com o que você diz a respeito das pessoas, pois as informações circulam facilmente pela rede.
Espero que vocês façam um bom uso da internet!!!!
Bjos,
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário