11 de novembro de 2010

Trabalhando com o twitter

Olá amigos,

as aulas da disciplina de práticas discursivas em ambiente de tecnologia digital terminaram, mas o nosso trabalho como educadores continua. Graças a essa matéria pudemos nos atualizar e aprender a utilizar novos recursos um deles já foi colocado aqui: o webquest. Hoje quero dividir com vocês um plano de aula que eu Ana e Grazi fizemos a fim de trabalharmos com o twitter em sala de aula. Espero que gostem!!!


PLANO DE AULA

Trabalhando com twitter

Faixa etária: alunos de 11 a 14 anos.

Conteúdo: eleição da nova presidenta.

Objetivos:

  •  Definir o que é o twitter, sua utilidade e como funciona.
  • Ajudar os alunos a criar um twitter
  • Possibilitar aos alunos uma discussão acerca de um momento importante para o país: a eleição do novo presidente, dando-lhes oportunidade para se colocarem a favor ou contra o resultado, expondo os motivos para tal posição.
  • Abrir um espaço para que eles dêem algumas sugestões para a nova presidenta.
  • Refletir sobre o uso do twitter como instrumento para discussão.
  • Mostrar que quando utilizado de forma consciente o twitter se torna uma ferramenta digital muito importante.
  • Levar os alunos a produzir dois textos referente ao tema abordado.

Tempo estimado: cinco aulas de 60 minutos

Materiais necessários:

Power Point
Internet
Caneta e papel



Desenvolvimento:

Primeira aula:

Pedir para que os alunos entrem em um blog (http://blog.pictureweb.com.br/2009/03/) que explica o que é o twitter, sua utilidade e como funciona. Em seguida, mostrar um vídeo (nessa mesma página) a fim de ilustrar a explicação.
Em seguida, ajudar os alunos a criar um twitter através do passo a passo exposto no blog.

Segunda aula:

Os alunos conectados e interligados através do twitter deverão discutir sobre a eleição da nova presidenta. Vale ressaltar que o professor deverá intermediar essa discussão a partir dos seguintes questionamentos:
- O que os alunos acharam do resultado da eleição?
- Quais os pontos negativos e positivos?
- O que acham que poderia ser diferente?
- O que eles fariam se estivessem na presidência?
- Quais as sugestões eles dão para que a nova presidenta exerça um bom trabalho?

Terceira aula:

Os alunos, intermediados pelo professor, deverão refletir sobre o trabalho com o twitter, levando em consideração as seguintes questões:
- Como foi discutir com os colegas através do twitter?
- O que foi bom e o que foi ruim?
- O que poderia melhorar?
- Seria legal fazer esse trabalho em outras aulas?
- Quais sugestões os alunos dariam para as próximas aulas acerca do trabalho com twitter.

Quarta aula:

Propor aos alunos que escrevam uma carta para presidenta, lembrando-lhes sobre a estrutura de uma carta, o registro a ser utilizado e o vocabulário.

Ø      Orientação para a produção textual:

Como você sabe, no último domingo (dia 31/10/10) aconteceu a eleição para o novo presidente do Brasil. A candidata Dilma Rouseff foi eleita com a maioria dos votos. Que tal agora discutirmos com os colegas sobre esse assunto? Você poderá escrever algumas dicas que considera importante para que ela tenha um bom governo ou discordar acerca dessa eleição, escrevendo os motivos ou até mesmo defendendo o outro candidato.

Quinta aula:

Os alunos deverão trocas as cartas entre si a fim de responderem aos colegas como se fossem a nova presidenta. Vale lembrar, mais uma vez, aos alunos sobre a estrutura da carta, o registro a ser utilizado e o grau de formalidade.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados de duas formas:

- Participação na discussão proposta no twitter (40 pontos).
- Produções de texto: gênero carta (60 pontos):
    a) O aluno escreveu de acordo com a estrutura exigida pelo gênero carta? (10 pontos)
    b) O aluno utilizou uma linguagem adequada?(10 pontos)
    c) A carta ficou coerente?(20 pontos)
    d) O conteúdo atendeu a proposta apresentada? (10 pontos)
    e) O aluno ao responder a carta do colega atendeu as necessidades exigidas no trabalho? (10 pontos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário